Formule estratégias vencedoras com base em cenários ou megatendências, em ambientes turbulentos e de grande incerteza. Nossa expertise e com o apoio da SocialPort Enterprise e com uso da melhor metodologia baseado na situação e objetivo da organização, conseguimos construir os objetivos estratégicos com base em cenários em 6 meses.

A SocialPort Academy é um programa de capacitação completo e atual sobre a metodologia de planejamento por cenários, monitoramento estratégico e construção e utilização de minicenários.

Por meio do nosso programa de capacitação, SocialPort Academy, foi possível mentorear a ANEEL, EPE, Ministério das Minas e Energia, APEX-Brasil, ESG, DEPEN, STJ, Ministério da Saúde, ABIN, IPEA, dentre outros.

Formule estratégias vencedoras com base em cenários ou megatendências, em ambientes turbulentos e de grande incerteza. Nossa expertise e com o apoio da SocialPort Enterprise e com uso da melhor metodologia baseado na situação e objetivo da organização, conseguimos construir os objetivos estratégicos com base em cenários em 6 meses.

A SocialPort Enterprise  é uma plataforma que permite a execução de levantamentos de informação estratégica. Seus principais objetivos são usabilidade e automação e a plataforma centraliza as ferramentas de prospectiva/foresight e da formulação estratégica, permitindo a execução de várias metodologias consagradas de forma customizada e com acompanhamento em tempo real em nosso dashboard. pesquisas customizadas e com acompanhamento em tempo real.

Integrado por especialistas e outros convidados, a plataforma atende a diversas necessidades do usuário, oferecendo ainda um dashboard para acompanhamento das pesquisas com uma interface organizada e de fácil entendimento. Dentre as metodologias disponíveis na Enterprise, estão:

Pesquisa Genérica

Permite a construção de um formulário a ser respondido, dando a possibilidade de criar perguntas de vários tipos numéricos, de texto livre, slider numérico, porcentagem, numérico com ranger e outros.

O acompanhamento dessa pesquisa pode ser feito em tempo real no dashboard, mostrando os metadados dos participantes e agrupando todas as respostas das perguntas em gráficos customizados para cada tipo de pergunta.

No dashboard também é possível exportar esses dados por download em formato de excel ou pela geração de relatório automático em word que vai extrair todos os gráficos e valores compilados da pesquisa executada.

Delphi

A pesquisa Delphi é um método de convergência de opinião que é atingido em uma sequência de etapas. Refere-se a realização de pesquisas sucessivas, realizadas junto a peritos ou experts. Tem como objetivo, a obtenção de convergência de opinião a respeito de valores numéricos, como, por exemplo, a probabilidade de ocorrência de um evento futuro ou a expectativa futura em relação ao valor de um indicador. Essa convergência é estimulada pelo valor da mediana indicada em cada etapa pelos participantes.

Na SocialPort, todos os passos da execução buscam agilizar os resultados. Sendo assim o envio de convites, o início de novas etapas e o cálculo das medianas são automáticos. Outro diferencial é referente a experiência do usuário, pois as perguntas apresentadas são apenas aquelas que ainda não obtiveram convergência, diminuindo a quantidade de perguntas a serem respondidas a cada etapa.

Incertezas Criticas

Pesquisa que tem como objetivo identificar eventos importantes para o ambiente e com alto grau de incerteza. Isso é feito com uma escala numérica de importância, sendo 1 irrelevante e 5 muito importante, e com valor de incerteza convertido da probabilidade de ocorrência do evento.

A pesquisa ocorre em rodada única, em que os experts indicam para cada evento, os dois valores citados acima. No Dashboard, é apresentado o gráfico de Importância X Incerteza além de gráficos referentes a cada evento, com todas as estatísticas descritivas resultantes.

Motricidade e Dependência

Pesquisa que tem por objetivo verificar a capacidade de interferência direta e indireta de em evento V1 nos demais eventos (Vn) que constituem o sistema objeto do estudo. Isso é feito a partir do preenchimento de uma matriz em que o valor de um campo corresponde à capacidade que a ocorrência de um determinado evento, descrito em uma linha, tem de interferência na ocorrência dos outros eventos descritos nas colunas.

No Dashboard é apresentado o gráfico Motricidade X Dependência, a matriz preenchida com a média dos valores obtidos dos respondentes e uma calculadora que permite identificar os valores de motricidade e dependência de cada variável em níveis mais altos de interferência.

Motricidade dos Atores

A ferramenta tem como objetivo verificar o grau de influência que cada ator tem sobre as variáveis. Isso é feito com o preenchimento de uma matriz em que cada item refere-se ao impacto que o ator (coluna) possui na variável (linha).

O resultado é apresentado como um ranking dos atores mais influentes do sistema.

A importância da análise dos atores está pautada no fato de que, nenhuma variável se movimenta ou muda o curso do seu comportamento se não houver um ator influenciando esse movimento.

A SocialPort é uma rede fechada que conecta pessoas a pessoas e pessoas a conhecimentos de forma fácil, prática e portátil. Ela permite o armazenamento e estruturação de documentos de forma customizável em um repositório e a sua recuperação em formato de feed, dando prioridade para as postagens mais relevantes levando em consideração a fonte, o autor da postagem e a avaliação feita por outros usuários. Postagens que contenham links são identificados automaticamente e o conteúdo da página web é extraído e armazenado em um banco de dados para futuras análises. Além disso, também é possível utilizar ferramentas, em conjunto com a Enterprise, que possibilitam o processamento dos dados da rede para identificação de tendências ou sinais fracos.

A plataforma tem como objetivo gerar e garantir um fluxo de informação de alta confiabilidade e com armazenamento de informação estruturado. Essa plataforma também foi criada com foco em usabilidade e uma boa experiência de usuário, que terão um repositório roco rica biblioteca na palma das mãos.